Cinema - indicação : A guerra dos botões (2012)

Em 1960 em uma aldeia no sul da França um bando de meninos com idades entre 7 a 14 anos liderados pelo audacioso Lebrac está em guerra com as crianças da aldeia vizinha. Para vencer seus inimigos vale tudo até aceitar a ajuda de uma garota Mas não é fácil ser um pequeno exército de homens sem ser pego por mamãe e papai Ao voltar para casa após um dia de batalha com as roupas rasgadas e botões a menos o maior desafio é ser discreto para fugir do castigo...br O filme dirigido por Yann Samuell é baseado no clássico romance francês A Guerra dos Botões de Louis Pergaud que já foi adaptado para o cinema em três ocasiões anteriores. Para a adaptação de 2011 uma personagem feminina foi criada: Lanterne que tenta desesperadamente se integrar no bando dos meninos e com essa personagem o diretor quis representar o movimento de emancipação das mulheres que era bastante em voga nos anos 60 época em que se passa a história.
Ah, o doce cinema francês, nem precisa dizer muita coisa. Lindissímo o filme, dos de fazer chorar pela leveza com que os assuntos são tratados, mas ao mesmo tempo com a profundidade que os mesmos assuntos nos tocam. Pelo que vi na net, há uma versão de 1964. Essa ainda não vi, vou tentar baixar e depois compartilho.

Quem tiver um tempo de folga nessas férias, vá até o cinema, veja essa preciosidade e não irá se arrepender. Oui, chèri est trè bon!!! 



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os 5 pilares da Educação Antirracista

Palestras sobre Libertação (Lectures on Liberation)

Recomeçar?