A Boceta de Pandora

 

Já que o projeto de pesquisa não sai, vamos falar dela: A Boceta de Pandora.
Já faz alguns dias que tenho andado com isso na cabeça, só matutando e matutando.
Alguns meses atrás fui assistir uma peça sobre Prometeu, e a peça era divida em quatro cenários que eram utilizados simultaneamente pelos atores e contavam a mesma historia em versões diferentes.
Por obra do cosmo, fiquei do lado que mostrava que a caixa de Pandora na verdade era a Boceta dela e que dali saíram todas as coisas maravilhosas para os homens mas também a desgraça que se abateu sobre o mundo doravante. Na peça, era encenado que os prazeres e a vida que emanavam da Boceta de Pandora, também seriam motivos de guerras entre os homens. Que para ter todo o conhecimento necessário para o progresso da civilização o homem teria que beber do leite que escorria de Pandora, mas teria que negar o desejo que emanava de sua Boceta.
Quando lembro dessa passagem da peça, fico pensando sobre o "mal" que se esconde em nós. Ou melhor, sobre o mal que a humanidade diz estar em nós.
Em muitas passagens, em todas as culturas e religiões, haverá explicação sobre nossa natureza malévola  e essas explicações servirão de justificativa para a legitimação de nossa opressão.
Se para Adorno, o mito já era uma tentativa de esclarecimento, ou seja, através da mitologia os povos antigos já buscavam maneiras de se esclarecer para superar a barbárie a violência em que estavam imersos através da razão; de certo mitos como o da Pandora e da Eva são formulações que intentam esclarecer alguma coisa.
Fico pensando que poder oculto é esse que descansa entre nossas pernas? Quão subversivo pode ser gerar a vida? Que força é essa que temos que desconhecemos?
Na nossa boceta damos a vida a humanidade, damos conhecimento (grandes cérebros de grandes homens saíram de uma boceta), damos o prazer. 
Marcuse, em Eros e a Civilização, ao analisar do ponto de vista da filosofia os escritos de Freud, elabora reflexões muito profundas sobre a pulsão de Eros (criação) e o prazer: para evoluir o homem teve que abrir mão de seus desejos imediatos e sublima-los, domestica-los, molda-los as necessidades da civilização rumo ao progresso, mas hoje no atual processo de coisificação que vivemos, a dessublimação desses instintos acontece no sexo puramente.
Eu observo as novelas, filmes, series e percebo como esse poder oculto da Boceta é demonstrado de maneira latente: a loira fatal, a amante poderosa, a viúva negra dos contos policiais.
Mas, na vida real nós ganhamos menos, somos vitima da violência domestica, estudamos menos, somos diariamente humilhadas com piadas e assédios moral e sexual, por isso me pergunto onde está todo esse poder, será que de fato ele existe?
Somos privilegiadas por gerarmos a vida, mas também somos malditas por tudo que em potência adormece em nós.
Somos escravas de nossas bocetas: bocetas que hora são sinônimo de libertação, hora sinônimo de opressão. 
Mais uma vez a realidade se demonstra cindida: entre aquilo que se concebeu por ser e aquilo que de fato o é.

Comentários

  1. O camarada vai em busca de sacanagem e se vê diante de um blog que vale a pena acompanhar. Parabéns, Conceição. A luta das mulheres exige que todos estejamos atentos. Sempre! Pergunto: você conhece o agrupamento político Mulheres do PCO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Arroz! Não conheço esse agrupamento político. Mas já tenho um partido pra chamar de meu! Valeu!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os 5 pilares da Educação Antirracista

Palestras sobre Libertação (Lectures on Liberation)

Recomeçar?