Como podemos trabalhar o dia 20 de Novembro nas Empresas?

 


Tempo de leitura: 3 minutos

Todo ano é a mesma coisa, as empresas buscam desesperadamente palestras para celebrar o dia 20 de Novembro. Algumas querem que os palestrantes negros e negras participem pela causa (sem pagamento) outras pagam 70 mil para alguma figura negra famosa, mas qual é o objetivo disso?

Incluir pessoas negras? Motivar pessoas negras? Letrar racialmente as pessoas que trabalham na organização? 

Olha, eu trabalho desde 2017 com consultoria em empresas sobre diversidade e inclusão racial, e os resultados mais sólidos que eu vi foi justamente aqueles em que as ações como palestras, rodas de letramento, rodas de escuta racial, estavam conectadas justamente a ações estratégicas. Ações essas que estão alinhada com as metas do negócio.

Qualquer empresa pode e deve desenvolver ações de Diversidade Racial, independente de ser grande, pequena, média, e pode ser de qualquer área. Setor público, setor privado, tecnologia, financeiro, educativo. Não importa, é fundamental entender que diversidade não é um produto que fica na vitrine para as pessoas admirarem, diversidade é um processo.

O mundo mudou, hoje pessoas negras podem externalizar suas angustias em relação ao racismo, mas será que a capacidade de pessoas brancas ouvirem sobre racismo, mudou também?

No vídeo a seguir, eu apresento três dicas valiosas para você construir práticas de diversidade na sua empresa! Aperta o play.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 5 pilares da Educação Antirracista

Palestras sobre Libertação (Lectures on Liberation)

Recomeçar?